13 de agosto de 2011

Alan Shearer: O maior artilheiro da Premier League

Sem nunca ter jogado por um gigante do futebol inglês, Alan Shearer se destacou pelo Newcastle, onde atuou por 10 anos

Atacante alto, forte, técnico, grande habilidade no jogo aéreo e chutes potentes. Essas são algumas das qualidades de Alan Shearer, que sem dúvida entra na lista dos melhores jogadores ingleses da última década.

Formado na base do Southampton, o prodígio garoto não demorou para ser integrado ao elenco profissional da equipe. 

Chegando ao clube em 1986, então com 16 anos, Shearer treinaria por 2 anos com o time de juniores para no fim da temporada 1987/1988 fazer sua estreia pela equipe principal do Southampton.

Foram apenas 5 jogos, porém um deles foi especialíssimo e mostrou toda a capacidade. Na vitória por 4 a 2 sobre o Arsenal, o ainda jovem atacante anotou um hat-trick, ganhando admiração e o recorde de jogador mais jovem a fazer tal feito.

As temporadas foram passando e Alan Shearer crescendo. Sem marcar muitos gols, o jogador usava de toda sua força e técnica para criar boas jogadas, logo, ganhou a admiração da torcida ao fazer uma notória dupla de ataque com Matt Le Tissier.

Em todo o tempo que ficou no Southampton, sua temporada mais fantástica foi a de 1991/1992, quando conseguiu marcar 13 gols em 41 jogos, rendendo convocação para as seleções de base da Inglaterra e interesses de outros clubes. Tanto que acabou se transferindo para o Blackburn, deixando os Saints após ter feito 118 jogos e 23 gols.

Mesmo sob o interesse do Manchester United, Alan Shearer acabou por se transferir para o Blackburn, em transferência que movimentou 3, 3 milhões de libras.

Em sua primeira temporada com os Rovers (1992/1993), o atacante se machucou seriamente, em um grande momento, anotando 16 gols em 21 jogos da temporada.

Recuperado da lesão, o jogador voltou com tudo na temporada 1993/1994. Participando de quase todos os jogos, Shearer foi um dos grandes destaques do Blackburn, que acabou vice-campeão na Premier League. Com 31 gols em 40 jogos, o atacante acabou por ser eleito o melhor jogador do futebol inglês pela associação dos jornalistas.

Se a temporada 1993/1994 foi excelente, a de 1994/1995 foi fantástica. Com a chegada de Chris Sutton, Alan Shearer voltou a protagonizar outra parceria épica, sem deixar de brilhar individualmente e muito. Com 34 gols na Premier League, o atacante foi artilheiro da competição e comandou os Rovers em uma brilhante campanha que culminou no título do campeonato nacional. Por fim, Shearer foi eleito pela federação inglesa, o melhor jogador da temporada.

Para a temporada 1995/1996, o Blackburn não conseguiu fazer uma boa campanha, ficando apenas na 7ª colocação, já o homem-gol da equipe voltou a se destacar, terminando mais uma vez a Premier League como artilheiro, dessa vez com 31 gols.

O sonho estava realizado. Após uma passagem brilhante pelo Blackburn (112 gols em 138 jogos), Alan Shearer se transferiu para seu clube favorito desde sua infância: o Newcastle. De quebra, o treinador da equipe era o ex-jogador Kevin Keagan, maior ídolo de Shearer.

Em sua primeira temporada com o Newcastle (1996/1997), Alan Shearer foi muito bem, marcou 25 gols, sendo novamente artilheiro da Premier League e eleito o melhor jogador da temporada.

As temporadas seguintes de Shearer foram tenebrosas. Com diversas lesões, o atacante não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos, nem muito menos voltar a fazer gols aos montes, como de costume.

Nos Magpies, não conseguiu conquistar títulos. Mas pelo nomes e alguns jogos dignos de gênio, Alan Shearer veio a ser um dos maiores ídolos do clube, mesmo não conquistando tudo o que esperava.

Cercado de lesões, aos 36 anos, Alan Shearer encerrou sua carreira em um amistoso realizado entre Newcastle e Celtic, realizado em 11 de maio de 2006. Novamente machucado, o atacante não participou mas deu o pontapé inicial da partida, deixando na memória do torcedor do Newcastle todos os 303 jogos e 148 gols que fez em quase 10 anos de clube.

Alan Shearer emplacou boas atuações e gols também na seleção inglesa. Convocado pela primeira vez em 1990, quando foi chamado para a equipe sub-21, o atacante não tardou a se destacar, porém teve seus problemas.

As lesões o atrapalharam bastante a emplacar uma sequência e uma quantidade de gols, mas não impediram de ter suas grandes glórias.

O maior destaque do atacante com o English Team foi o posto de artilheiro na Eurocopa de 1996 e a participação na Copa do Mundo de 1998.

Ao todo (incluindo a seleção sub-21), foram 75 jogos de Shearer com a camisa da Inglaterra e 43 gols.

Em toda sua carreira, Alan Shearer marcou 379 gols, desses, 260 aconteceram em jogos da Premier League, o que lhe dá a condição de artilheiro máximo da competição e é sempre lembrado na memória de todos nós amantes do futebol inglês.


Por: Felipe Ferreira (@felipepf13)

Nenhum comentário: