13 de agosto de 2011

Resumo dos jogos de sábado da primeira rodada da Premier League

Neste sábado foi dado o início da Premier League 2011-12. Estaremos analisando os primeiros* jogos da rodada.

Blackburn 1x2 Wolverhampton


No confronto em Ewood Park, Blackburn e Wolves fizeram um jogo razoável. No primeiro tempo, quem abriu o placar foi o estreante Formica, mas pouco depois o Wolves tratou de empatar a partida com Fletcher. Já na segunda etapa, no rebote de uma cobrança errada de Doyle, Ward deu números finais à partida. Foi uma partida bem parelha, com chance para ambos os lados, domínio maior do Wolves no primeiro tempo, e no segundo o Blackburn que buscou mais o jogo. Ambos possuem time para ficar no meio da tabela. Na próxima rodada o Blackburn enfrentará o Aston Villa fora de casa, enquanto o Wolves recebe o Fulham.

Fulham 0x0 Aston Villa


O jogo em Londres, no “caldeirão” Craven Cottage não foi muito empolgante. Com cara de início de temporada mesmo. Poucas chances, que os excelentes goleiros Schwarzer e Given souberam defender. A partida também contou com algumas estreias, pelo lado do Fulham: Martin Jol (técnico) e John Arne Riise (lateral); pelo lado do Villa: Alex McLeish (técnico), Shay Given (goleiro) e Charles N’Zogbia (winger). Dois times que têm qualidade para brigar por uma vaga na Europa League, mas precisam melhorar muito ainda. Na próxima rodada, o Fulham enfrentará o Wolves fora de casa, enquanto o Aston Villa recebe o Blackburn.

Liverpool 1x1 Sunderland


No jogo em Anfield, talvez o melhor da rodada. Muita expectativa para ambos os times, que movimentaram bastante o mercado da bola. Cada tempo um time dominou. O primeiro foi todo do Liverpool, pressionando bastante os Black Cats, mostrando valer todo o dinheiro gasto. Mas não souberam aproveitar as chances que tiveram, Suárez perdeu um pênalti, mas depois numa cobrança de falta batida por Adam ele desviou de cabeça. Aliás, bom primeiro tempo dos estreantes, Charlie Adam (pelos passes quase perfeitos), Stewart Downing (pela movimentação junto à Suárez) e José Enrique (pela solidez defensiva), porém Jordan Henderson foi mal (mal posicionado também). No segundo tempo, o Liverpool voltou totalmente fora de ritmo, parecia cansado, diferente do Sunderland que foi com tudo pra cima dos Reds. E numa falha da defesa vermelha, os Black Cats chegaram ao gol, e que gol, um belo voleio de Larsson. Há muito trabalho a ser feito por Kenny Dalglish e Steve Bruce, o Liverpool é candidato direto ao título, enquanto o Sunderland pode ser capaz de surpreender e ficar na frente de equipes como Arsenal e Tottenham. Na próxima rodada, o Liverpool vai até o Emirates Stadium enfrentar o Arsenal, enquanto o Sunderland recebe o Newcastle.

QPR 0x4 Bolton


A partida entre QPR e Bolton no Loftus Road foi bem interessante, foi ao lado de Liverpool 1x1 Sunderland o melhor jogo de sábado. O estreante QPR não levou muita sorte (definitivamente, o veterano Dyer sofreu outra lesão), jogou até bem no primeiro tempo, mas não soube aproveitar as chances que teve. Diferente do Bolton, que marcou nos acréscimos com Cahill (que deve sair do time em breve, rumo ao Arsenal ou Liverpool). No segundo tempo, aí sim, domínio total do Bolton. O time de Coyle fez três gols em 12 minutos, matando o QPR. Apesar do placar elástico sofrido, o QPR tem um time que dá para ficar no meio da tabela, já o Bolton briga por uma vaguinha na Europa League. Na próxima rodada o QPR vai até Liverpool enfrentar o Everton, enquanto o Bolton recebe o Manchester City.

Wigan 1x1 Norwich


No DW Stadium, jogo fraco tecnicamente, até porque ambos os times irão brigar para não cair. No primeiro tempo, Watson (Wigan) é quem inaugurou o placar, numa cobrança de pênalti. E nos acréscimos Hoolahan, após falha bisonha da defesa do Wigan, principalmente do goleirão Al Habsi, empatou a partida. No segundo tempo, times pouco criaram, e o jogo ficou no empate mesmo. Na próxima rodada, o Wigan vai até o País de Gales enfrentar o Swansea, enquanto o Norwich recebe o Stoke.

Newcastle 0x0 Arsenal


E no último jogo de sábado, uma partida bem fraca, sabendo da qualidade dos elencos. O jogo ficou marcado por uma confusão entre Gervinho e Barton. No primeiro tempo, pouca movimentação das equipes, o time da casa não conseguia criar, já o Arsenal ficava muito dependente das jogadas de Gervinho, que foi inclusive muito bem, mas não o bastante para ajudar a abrir o placar. No segundo tempo, o Newcastle passou a ter mais chances, enquanto o Arsenal ainda não se encontrava em campo. A segunda etapa aliás foi marcada por uma confusão. Gervinho simulou um pênalti na área, onde o árbitro não marcou, só que os jogadores do Newcastle partiram pra cima do marfinense, entre eles o que adora confusão, Barton, que chegou a trocar algumas agressões com o winger do Arsenal. Depois da confusão, o árbitro expulsou Gervinho e deu apenas um amarelo para Barton. O Arsenal sentiu bastante a falta da qualidade técnica de Nasri e Fàbregas, é um problema a ser trabalhado por Wenger. Já o Newcastle, falta aquele homem que chame mais a responsabilidade, um que desequilibre a partida. Na próxima rodada o Newcastle irá enfrentar o Sunderland fora de casa, enquanto o Arsenal receberá o Liverpool em casa.

*Lembrando que a partida entre Tottenham e Everton foi adiada, devido a onde de violência que vem ocorrendo na Inglaterra.

Neste domingo, teremos mais dois jogos: Stoke x Chelsea e West Bromwich x Manchester United. Manchester City e Swansea jogam na segunda.

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

Nenhum comentário: