31 de agosto de 2011

Top Five do último dia das transferências na Premier League


Nesta quarta-feira foi o último dia da janela de transferências do mercado europeu. E segundo a conta da SkySports.com, os 20 clubes da Premier League desembolsaram cerca de 441,900 milhões de libras, isso mesmo, somente os times da EPL torraram mais de 1,100 bilhão de reais. E nesse post estaremos trazendo as cinco principais transferências do último dia da janela do mercado europeu.

1 – Raul Meireles (Liverpool → Chelsea)


O Chelsea depois de muita luta, conseguiu trazer o meia-central que André Villas-Boas tanto pedia, inicialmente deveria ser o croata Luka Modric, mas o Tottenham recusou 40 milhões de libras, então os Blues correram atrás do português (a pedido de André) e depois de muita negociação com o Liverpool, contrataram Meireles por 12 milhões de libras (lembrando que o Liverpool desembolsou 13 milhões de euros nele). Vale lembrar também que o Liverpool fez de tudo para não negociar o meia, mas o próprio através de uma carta pediu para ser negociado com o time londrino. O jogador foi considerado pelos fãs da Premier League como “o cara” da temporada. Ele vem a cair muito bem no 4-3-3 ou 4-3-1-2 que Villas-Boas vem usando nos Blues.

2 – Mikel Arteta (Everton → Arsenal)


Outra negociação bastante complicada. Depois de idas e vindas, o Arsenal fechou com o Everton um acordo onde os Gunners irão pagar 10 milhões de libras pelo meia espanhol. O Arsenal demonstrou interesse no jogador, mas ao saber do valor pedido pelos Toffees, recuaram e desistiram da negociação, mas no mesmo estilo de Meireles, Arteta pediu ao Everton para que fosse negociado com o clube, e David Moyes mesmo não gostando decidiu liberá-lo. O Arsenal claramente vem mostrando que sente a falta de Fàbregas e Nasri, e Arteta pode até não conseguir dar o mesmo nível, mas melhora e muito o time londrino, que costuma jogar no 4-2-3-1 ou 4-3-3.

3 – Peter Crouch (Tottenham → Stoke City)


A meu ver, Crouch foi “feito” para o time comandado por Pulis, e vem ser um grande reforço para os Potters, que desembolsaram 10 milhões de libras pelo grandalhão, ex-Tottenham. O Stoke vinha conversando com o Tottenham há pelo menos três semanas, mas somente nesta quarta chegaram num valor final. Pulis se mostrou muito satisfeito por mais essa aquisição do clube.

4 – Scott Parker (West Ham → Tottenham)


Depois de muita especulação envolvendo o volante inglês, o Tottenham foi quem se deu bem na história e desembolsou “apenas” 5,5 milhões de libras pelo jogador. É uma grande aquisição para o time de Redknapp, que vem sofrendo com muitas contusões nesse setor, e Parker vem com moral para ser titular. Modric mesmo insatisfeito ficou, caso não faça corpo mole, o Tottenham terá uma das melhores duplas de meias-centrais da competição (se não a melhor, quem sabe).

5 – Bryan Ruiz (Twente → Fulham)


O costarriquenho não deve ser muito conhecido aqui no Brasil, mas quem acompanha a Eredivisie certamente sabe da qualidade de Bryan Ruiz. Resta saber como ele será escalado e se irá se adaptar tão bem como Luis Suárez nos Reds. A princípio os 10 milhões de libras desembolsados pelos Cottagers não serão em vão. Ruiz no Twente joga de winger, especialmente na direita, tem uma canhota poderosa, e apesar da altura elevada (tem 1,89m) tem muita habilidade.

Menções honrosas

André Santos (Fenerbahçe→ Arsenal)
Per Mertesacker (Werder Bremen → Arsenal)
Shaun Wright-Phillips (Manchester City → QPR)
Shaun Maloney (Celtic → Wigan)
Yossi Benayoun (Chelsea → Arsenal)
Wilson Palacios (Tottenham → Stoke City)

Concorda com a lista, faltou alguém nas menções, ou no Top Five mesmo? Deixe sua opinião na caixinha de comentários.

Por Arthur Barcelos (@arthurbarcelos_)

Nenhum comentário: